quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ENCONTROS POSSÍVEIS 2014 - Amauri Tangará

Amauri Tangará é diretor, ator e dramaturgo, nascido em Paranavaí, no Paraná, possui vasta experiência em teatro, atividade a que se dedica há 40 anos, com a Cia D’Artes do Brasil. Escreveu, dirigiu e encenou diversos espetáculos em Mato Grosso e no exterior, principalmente em Portugal, com quem a Cia D' Artes do Brasil tem, há vinte anos, um intercâmbio cultural com o Teatro O Bando. Dentre os espetáculos que encenou estão A Dança dos Tangarás, Belarmino – O Guardador de Ossos, Salário dos Poetas, Cidade dos Outros e Viver É Raso. Em 1997 estreou atrás das câmeras com o média-metragem Pobre é quem não tem jipe (1997). Vive e trabalha na região da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, onde produziu o longa A oitava cor do arco-íris (2004) e Ao Sul de Setembro (2005). Este ano, realizou em co-produção com O Bando o longa-metragem Nenhures, uma ficção que trabalha com 40 personagens do Teatro O Bando, em comemoração aos 40 anos de existência do grupo.

A Oitava Cor do Arco-Iris (2004)

Tangará faz parte da história do teatro mato-grossense. Situado na fronteira entre o cinema e o teatro, seu ofício inclui a formação de uma legião de novos cineastas pelo interior do Estado, com um curso rápido de concepção de filmes, contribuindo para a difusão da sétima arte entre jovens realizadores. 

Além disso, já representou o Estado de MT em diversos festivais de teatro nacionais e internacionais, com seu espetáculo Cafundó, que completou 25 anos de estrada este ano. 

Há mais de 20 anos a Cia D'Artes do Brasil possui um intercâmbio com o Teatro O Bando e organiza diversas produções de cinema e teatro com profissionais dos dois países integrando a ficha técnica. Neste intercâmbio, a Cia D'Artes recentemente dirigiu e produziu em co-produção com o Teatro O Bando um filme, Nenhures, que comemora os 40 anos do grupo.

Ao Sul de Setembro (2008)
Ainda como parte deste intercâmbio há o espetáculo Salário dos Poetas, em que os dois diretores, Amauri Tangará (Cia D'Artes do Brasil) e João Brites (Teatro O Bando) trabalharam em parceria, realizando duas versões da mesma obra de Ricardo Guilherme Dicke; uma portuguesa e outra brasileira. Na versão portuguesa, Brites dirige e Tangará faz assistência de direção, com a participação dos atores mato-grossenses Romeu Benedicto e Diego Borges. Já na versão brasileira, na qual Juliana Capilé e Tatiana Horevicht (Cia Pessoal de Teatro) participam como atrizes, Tangará dirige e Brites faz a assistência, contando com a participação do ator português Horácio Manuel, que fez o mesmo personagem nas duas versões. Esta ousada produção realizou duas turnês nacionais aqui no Brasil e integra o repertório do Teatro O Bando em Portugal.


Amauri Tangará representa a produção mato-grossense nesta VI edição do NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS - ENCONTROS POSSÍVEIS 2014. Sua palestra acontecerá dia 05 de dezembro, das 8h às 12h no Atmã Resort, onde ele exibirá algumas imagens de seu trabalho e explanará sobre sua poética, sua biografia, seu teatro e seu cinema e o duradouro relacionamento com o grupo europeu e a consequente antropofagia a qual seu trabalho recorre entre outros assuntos.

Para saber mais:
www.amauritangara.blogspot.com


NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS - ENCONTROS POSSÍVEIS - 2014 - VI edição

Local: Chapada dos Guimarães 
Data: De 02 a 05 de dezembro de 2014.

PROGRAMAÇÃO - Chapada dos Guimarães - Mato Grosso - Brasil

Dia 02 de dezembro
16h – 20h – Credenciamento dos participantes para obtenção de crachá e certificado.
20h – Apresentação do espetáculo CIDADE DOS OUTROS, da Cia Pessoal de Teatro. Direção: Amauri Tangará
21h – Abertura do evento no Restaurante Pomodori.

Dia 03 de dezembro
08h – 12h - Oficina "O Eco do Silêncio" (Julia Varley - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dinamarca) (Somente para inscritos)
15h – 15h20 – Colóquio com Patrícia Furtado (RJ) – Representante do Odin Teatret no Brasil 
16h – 18h – Palestra com Eugenio Barba (Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium/ Dinamarca) 
20h - Apresentação da demonstração de trabalho "O ECO DO SILÊNCIO" (Julia Varley - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dk) 

Dia 04 de dezembro
08h – 12h - - Oficina "O Eco do Silêncio" (Julia Varley - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dinamarca) – (Somente para inscritos)
15h – 15h20 – Colóquio com Juliana Pinho (Portugal) – Representante do curso de formação de atores do Teatro O Bando. 
16h – 18h – Palestra com João Brites – Teatro O bando – Portugal.
20h - Apresentação do espetáculo "ESTRELAS" (com Marilyn Nunes / SP - Direção de Julia Varley). 

Dia 05 de dezembro
08h – 10h – Exibição de filmes sobre os trabalhos dos diretores. 
10h – 12h – Palestra com Amauri Tangará (Cia D’Artes do Brasil – MT) 
15h – 15h20 – Colóquio com Luciana Martuchelli – Organizadora da Residência Artística A Arte Secreta do Ator (Brasília – DF) 
16h-18h – Encontro de Eugenio Barba e João Brites. Mediação: Luíz Carlos Garrocho (BH)
20h - Apresentação do espetáculo "AVE MARIA" (com Julia Varley. Direção: Eugenio Barba - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dk)
21h – Encerramento no Restaurante Pomodori

O local da oficina, das palestras e da mesa redonda será a Pousada Atmã Resort.
·         A língua oficial no evento será o português.
·         A oficina “O Eco do Silêncio” é destinada apenas aos inscritos que foram selecionados como participantes ou ouvintes.
·         As demais atividades do evento, palestras, colóquios, espetáculos, demonstração de trabalho e exibição de filmes, é aberto ao público com entrada gratuita, respeitando a capacidade de lotação dos locais.
·         O Ponto de Encontro do evento será o Restaurante Pomodori.



INFORMAÇÕES:
55 65 3359 0336 / 65 8111 2597 / 65 8160 2504
ciapessoaldeteatro@gmail.com